Previna-se contra o risco de fraudes nas vendas de fim de ano

Com a proximidade das festas de Natal e Ano Novo, aumenta consideravelmente o risco de fraudes relacionadas às vendas e compras de fim de ano – considerada como uma das melhores datas para o comércio, junto com o Dia das Crianças (outubro) e a Black Friday (novembro). 

Nessa época todo cuidado é pouco. Estudo divulgado recentemente pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), mostra um quadro bem preocupante: 


▪ Nos últimos 12 meses, 8,9 milhões de brasileiros foram vítimas de fraudes.  

▪ A maior parte dos golpes (41%) refere-se à clonagem de cartão de crédito. 

▪ Metade das fraudes (48%) ocorreu em transações ou vendas realizadas pela internet. 

 

 A clonagem de cartões de crédito e as vendas online indevidas aparecem como os principais vilões. Os criminosos se aproveitam das fragilidades do sistema de autenticação utilizado pelas lojas virtuais, que normalmente exigem apenas o número, o prazo de validade e o código de segurança do cartão de crédito, incluindo o CPF e o nome do comprador.  

Investir na prevenção a fraudes é a melhor solução !!!

A maioria dos especialistas na área, assim como empresários e autoridades policiais, concorda que é preciso, acima de tudo, incrementar a segurança nas vendas e compras online, com a adoção de tecnologias de inteligência artificial para monitorar os hábitos do consumidor, detectar possíveis compras indevidas, e também sistemas de autenticação de transações online para garantir que a operação está sendo mesmo realizada pelo titular do cartão. 

De fato, as estatísticas são realmente alarmantes, o que reforça a importância da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), prevista para vigorar a partir de agosto de 2020, e a necessidade urgente de que os órgãos públicos e as instituições privadas, assim como os consumidores, adotem medidas de segurança mais efetivas para se prevenir contra as fraudes.  

Nesse sentido, o Grupo AllCheck dispõe de ferramentas e planos específicos (LocalizadorPLD/Score/Quiz/Mídias Negativas, etc) desenvolvidos especialmente para minimizar os riscos nessa área. 

(EDSON LUÍS ROSA, 19.12.2019) 

GRUPO ALLCHECK 

ENTRE EM CONTATO COM A NOSSA EQUIPE PARA MAIS INFORMAÇÕES 

E-MAIL: comercial@allcheck.com.br 

TELEFONE: (11) 2123-9300