A importância do Score de Crédito

O score de crédito é uma metodologia comumente utilizada pelos bancos, financeiras e administradoras de cartão de crédito para avaliar o risco de inadimplência na concessão de empréstimos e financiamentos para pessoas físicas e jurídicas. O cálculo do risco é feito a partir da análise dos dados cadastrais disponíveis sobre o tomador do crédito (nome, endereço, sexo, idade, profissão, renda, estado civil, escolaridade, etc) e de seus dados comportamentais no mercado (débitos em aberto, pagamentos atrasados, ações judiciais, número de consultas realizadas no SPC, etc). Todas essas informações são processadas com o uso de fórmulas matemáticas e ferramentas estatísticas, resultando em uma pontuação (score) que permite a concessão ou não do crédito. 

 Hoje, essa metodologia é dominante no mercado de crédito brasileiro, incluindo as chamadas Fintechs (startups de finanças). Para concorrer com os grandes bancos e financeiras, essas novas empresas oferecem maior facilidade e rapidez na análise e concessão de crédito. A maioria delas aposta nas novas tecnologias, como Inteligência Artificial, Biometria, Big Data, etc., e no monitoramento das redes sociais. Com isso, conseguem traçar um perfil mais completo sobre o cliente, além de seus dados cadastrais e relacionamento com o mercado. Esse monitoramento utiliza-se do histórico de navegação do usuário na internet que fica armazenado em cookies, arquivos que registram toda a movimentação na rede – comentários, curtidas, pesquisas em sites e lojas virtuais, etc. Desta forma, as empresas são informadas sobre os locais percorridos pelo consumidor on-line, os produtos que lhe interessaram e o seu grau de interesse. Esses dados comportamentais minimizam o potencial de risco de crédito.  

Faça uma visita ao site do Grupo Allcheck em https://www.allcheck.info/, para conhecer nossas ferramentas e planos, especialmente desenvolvidos para avaliação de crédito, prevenção de fraudes e segurança dos negócios.