A importância do esquema de aplicações de alta disponibilidade para as empresas e seus clientes



A importância do esquema de aplicações de alta disponibilidade para as empresas e seus clientes

Atualmente, muitas empresas e instituições precisam manter servidores e sistemas de armazenamento de dados (storages) disponíveis em tempo integral (24 horas por dia e 7 dias da semana) para atender à demanda contínua de serviços. Para atingir esse objetivo, os profissionais de Tecnologia da Informação (TI) recomendam a adoção de um sistema de alta disponibilidade (high-availability, em inglês) – “um sistema informático resistente a falhas de hardware, software e energia, cujo objetivo é manter os serviços disponibilizados o máximo de tempo possível” (Wikipédia).

A implantação desse sistema vai depender de decisões estratégicas dos gestores sobre sua necessidade ou não e da avaliação técnica da equipe de TI. Além da vantagem competitiva, o acesso ininterrupto às informações armazenadas em servidores e data centers vem se tornando algo crucial para o bom desempenho de diversos negócios e atividades, principalmente bancos, instituições financeiras e de crédito, grandes empresas, hospitais, universidades e uma infinidade de órgãos públicos e organizações relacionadas ao comércio eletrônico, serviços de e-mail, sites de notícias, bancos de dados e afins. Em alguns casos, conforme o ramo de atividade e o porte da organização, essa tarefa é delegada a terceiros, que assumem a responsabilidade sobre a gestão dos servidores e manutenção do sistema.

Soluções tecnológicas para atingir a alta disponibilidade

As soluções básicas de TI incluem o planejamento técnico detalhado (rotina de backups, monitoramento para detecção e recuperação de falhas, processamento, armazenamento e acesso aos dados) e a estruturação de uma rede de computadores (clusters) com dois servidores no mínimo para assegurar que, caso o servidor principal falhe por problemas de hardware e/ou software, o servidor sobressalente entre imediatamente em funcionamento. Isso é o que os técnicos de TI chamam de“redundância” ou failover. Assim, quanto maior a redundância da solução, menor a probabilidade de interrupções nos serviços e, portanto, menor o impacto sobre a produtividade das empresas e organizações.

Grupo Allcheck

A fim de garantir que os dados de seus clientes estejam sempre disponíveis, a qualquer hora e a qualquer dia, consulte as soluções oferecidas pela AllCheck (Localizador-PLD, Score PF/PJ, Quiz e outros) em:

https://www.allcheck.info.


(Edson Luís Rosa - 20.07.2020)

***

REFERÊNCIAS

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_alta_disponibilidade

https://introduceti.com.br/blog/alta-disponibilidade-o-que-e/

https://blog.fcamara.com.br/entenda-o-papel-da-alta-disponibilidade-e-performance-dos-sistemas/

https://www.controle.net/faq/alta-disponibilidade-ou-high-availability


https://www.4infra.com.br/alta-disponibilidade-de-servidores-5-pontos-chave/

Acessos realizados em 17.07.2020